A capela de Santa Sinforosa.

Depois de alguns anos esperando

pela possibilidade de mudar o telhado da capela, com a ajuda de um benemérito, a quem desde já se agradece, que se prontificou ao pagamento do telhado, e aproveitando isso mudamos o também o teto e a luz eléctrica.

Uma semana bastou para o telhado ficar pronto, embora ainda exista bastante trabalho para terminar a obra.

Quem espera tanto tempo também pode esperar mais alguns dias, e depois será uma nova capela, pronta para mais umas décadas de vida sem sobressaltos.

Além do telhado foram mudados os beirais, permitindo uma melhor escoa das águas, assim como o teto da capela que ficará em gesso.

A sineta que penso ser a primeira da capela, ali colocada aquando da primitiva capela em 1794,conforme data que se encontra na porta da sacristia que nessa altura seria a porta principal, tendo esta uma dimensão muito inferior a actual.

Como veio para ser limpa e ao limpa-la pode ver que tinha algo inscrito Maria Josepha, ano de 166… não se conhecendo o outro numero mas que deve ser de 1 a 9, porque esta parte esta partida.

Será o nome de uma benemérita que a ofereceu? é possível, porque nesse tempo este nome é muito vulgarnesta terra sendo conhecidas muitas pessoas com ele, mas eu penso que deve ser o nome da casa onde foi fundida , embora a data sejam bem antiga o que me faz ter um pouco de reserva.

É uma sineta com um toque bem antigo, e esta muito bem conservada e se não a roubarem estará ali para mais uns séculos de vida.

Outro problema da capela foi de ter sido construída de varias vezes, e como tal não sendo as medidas, as mesmas sobretudo no beiral, sendo uma construção bem solida.

A imagem da santa é uma das mais lindas que eu algum dia vi, muito conseguida, e o povo adora a sua santa, só quem sabe o sacrifício que foi preciso para construir a capela quase um século, e nunca este povo desistiu, venera a Santa Sinforosa e nada faz com que as pessoas amem a sua santinha.

Muito obrigado a todos os que participaram nos trabalhos, e também aqueles que mesmo criticando, também participaram a todos muito obrigado.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 + 2 =