A Quinta de Santo Antão e seus habitantes.
Gonçalves, Gomes, Guedes e Rodrigues
Tendo sido habitada desde pelo menos o seculo
17, é normal que apareçam pessoas oriundas dessa linda Quinta hoje desabitada, e nos documentos que tenho consultado encontrei o baptizado de Luís Guedes, que nasceu na Quinta de Santo Antão 10-08-1744, e foi baptizado na Igreja Matriz de Remondes, filho legítimo de Manuel Guedes, natural de Lagoa, Macedo de Cavaleiros, mas residente nesta quinta, freguesia de Santa Catarina de Remondes, e de Bernarda Luís, esta natural e moradora na dita Quinta de Santo Antão, embora não sabendo a data de nascimento que deve ter ocorrido por volta de 1715 e 1720.
Era neto paterno de Ramon Alvares Guedes, natural de Lagoa, Macedo de Cavaleiros, e morador na quinta de Santo Antão e de Isabel Gomes, esta natural e moradora na dita quinta, o que prova que a família Gomes era sem dúvida a mais importante deste lugar.
E neto materno de António Gonçalves natural de Remondes e Ana Rodrigues natural de Linhares Soutelo.
Aos 10-12-1744, foi baptizado na Igreja Matriz de Remondes, João Gonçalves, que nasceu nesta freguesia de Santa Catarina, filho Legítimo Francisco Gonçalves, natural de Remondes e de Sebastiana Tereza Gomes, natural da Quinta de Santo Antão.
Neto paterno de António Gonçalves, natural de Remondes e Maria Rodrigues natural de Linhares Soutelo, neto materno de Manuel Alvares Guedes, natural de Lagoa, Macedo de Cavaleiros, e Isabel Gomes natural da Quinta de Santo Antão.
Aos 06-05-1749, nasceu na Quinta de Santo Antão freguesia de Santa Catarina de Remondes, Luiza Gomes, que foi baptizada nesta dita freguesia, filha legítima de Luís Fernandes, natural de Brunhoso e Ana Gomes natural e moradora na Quinta de Santo Antão, neta paterna de Lucas Fernandes e natural de Figueira de Mogadouro e Catarina Gonçalves natural de Paradela, neta materna de Francisco Martins Ruivo, natural de Soutelo e Ana Gomes natural da Quinta de Santo Antão.
Todas estas famílias, tem descendentes directos que darei a conhecer quando terminar o estudo que estou fazendo sobre a aldeia de Remondes, embora os nomes sejam outros devido aos casamentos e mudança de apelidos.
Atenciosamente A. B.Cordeiro