Francisco Joaquim Familiar

 

 

Natural de Remondes , onde nasceu dia 01 de Junho de 1939,e faleceu na mesma aldeia, dia 11 de Junho pelas 8 horas da manhã tendo-se realizado as exéquias fúnebres, perante a grande parte do povo, e muitos amigos que granjeou ao longo da vida, assim como uma guarda de honra que disparou varias rajadas, para lhe prestar homenagem.

Não importa o motivo da doença, morreu na sua hora, naquela que estava destinada a sua partida deste mundo, que Deus Guarde sua alma em paz.

Filho de Manuel Joaquim Familiar, e de Sinforosa de Jesus Saldanha, ambos naturais desta freguesia de Santa Catarina de Remondes, já defuntos.

Teve uma juventude muito marcada pela morte do pai, enfrentando a vida com valentia, até que chegou a hora de servir a pátria, e enveredar pela carreira militar, tendo estado várias vezes em comissão em África, subindo na vida com esforço e dedicação, tendo chegado a Primeiro-sargento, depois Sargento-ajudante, posto com que se aposentou.

Veio depois morar para a terra que o viu nascer, tendo ocupado várias vezes a presidência da junta de Freguesia, tendo sido sempre reeleito.

Com certeza, que não seria do agrado de todos, o que é normal em democracia, mas ele soube sempre enfrentar com valentia os problemas que apareciam no dia-a-dia.

Depois deitou mãos a obra, e juntamente com outras pessoas deu vida a Associação Cultural e Recreativa de Remondes , de que foi presidente até Janeiro de 2011, altura em o seu estado de saúde já não lhe permitia continuar nas suas funções.

Quero aqui manifestar a minha homenagem, ao senhor Francisco Joaquim Familiar, por tudo o que fez pela nossa querida aldeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 − four =