Viajem pelo Brasil, Rio de Janeiro 3

O dia estava lindo, peguei um transporte até ao centro do rio, onde esta a estacão das barcas, para vários locais, o meu destino foi Niteroi, antiga capital do Estado da Guanabara, quando o Rio era Capital do Brasil. Que coincidência, talvez 80 anos antes minha mãe tenha feito o mesmo percurso, mas com certeza, com bem piores condições, hoje alem de ser barato, o transporte oferece muito boas condições, durante a viajem, observando o Rio ao longe pode admirar, as suas belezas e dizer para comigo o rio è lindo.

Ao desembarcar esta ali imponente, o Índio Arariboia, personagem um pouco dúbia, devido ao seu role, na pacificação de seu povo, primeiro esteve com os franceses, quando estes tentaram expulsar os portugueses destas terras, e vendo que eles na verdade não eram o que imaginava, se aliou aos portugueses e em conjunto expulsaram os franceses desta linda terra.

Depois de visitar umas pessoas lá da terrinha regressei, passando em seguida pelo bar (aqui chamado de buteko) dos portugueses, para ver o ambiente e matar saudades, fui ao Bracarense, que è na mesma rua onde eu estou hospedado no Leblon, sendo um dos melhores do rio e dos mais conhecidos e também em Portugal, pelo assassinato de um dos seus fundadores, o qual foi noticia varias vezes na nossa TV.

Mas perguntara o que tem de bom? Alem de boa cerveja, tem o que aqui é considerado o melhor bolinho de bacalhau, e muito mais eu realçarei o bolinho de camarão com impim muito bom, e è um lugar de encontro sem formalismos.

O carioca è vaidoso, um pouco malandro, e gosta muito de aparecer, neste bar, eles tem um código, cada qual conta, os anos que já é cliente e dizem com prazer, o cara eu já tenho 15 anos de calçadao….quer dizer que já frequenta o bar a 15 anos, tem orgulho nisso como se fosse um tropa velhice era um posto, meus caros amigos eu também gosto de passar por lá, mas longe de apreciar tudo isso, a cerveja esta tão gelada, que nem sabe a cerveja mas para eles é a melhor que há.

Ontem esteve um dia muito chuvoso, e com muito vento, o mar este revolto, a ressaca continua, hoje esteve um dia muito lindo, e com muito calor, eu estou de saída, amanha vou para o sul Florianopolis cidade fundado pelos portugueses dos açores com o nome de Nossa Senhora do Desterro.

Bom dia e até amanha, do rio com prazer boa noite.

A.B.Cordeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × two =