Viagens pelo Brasil, Rio de Janeiro

Domingo, logo pela manhã, depois de mais uma caminhada, embora um pouco diferente, porque o mar estava muito revolto, com ondas muito grandes, tendo até conseguido superar a marginal e chegado as casas, deixando uma sujeira, e tudo cheio de areia.

Depois foi a partida para mais uma visita ao Cristo Redentor, a que os portugueses chamavam pináculo da tentação, comparando ao monte onde Deus teria sido tentado pelo diabo.

Para chegar, há varias hipóteses de transporte, de carro de transporte colectivo e de trem, que foi o que eu utilizei.

O trem data do fim do século XVIII, é único no Brasil porque alem de circular em carris é suportado por uma cremalheira, sem a qual não seria possível fazer a subida de 3800 metros com tanto declínio.

Foi uma obra do imperador D. Pedro II, que admirava muito a paisagem que se pode observar lá do alto do Cristo. O trem ia completamente cheio, e era uma torre de babel tal era a quantidade de línguas que se podiam ouvir. As paisagens que se podem observar durante a subida são lindíssimas, a vegetação tropical e pelas raleiras se podiam ver partes da cidade que, em cada minuto mais pequenas se tornavam. Eram muitas as exclamações para descrever o que ia na alma de todas aquelas pessoas que pela primeira vez subiam a um dos ícones do rio e um dos mais lindos do mondo.

Ao chegar ao cimo, junto dos pés do Cristo redentor, eram só sinais de admiração tal como sucedeu comigo quando fiz a visita pela primeira vez em 1974, de então para cà, já devo ter visitado o Cristo umas 15 vezes e sempre sinto um prazer enorme é algo de maravilhoso.

Muitos dos habitantes desta cidade, nunca puderam visitar o seu adorado Cristo porque o preço da subida é para eles muito difícil de suportar, que pena mas é a vida meu cara, uns teem tudo e outros não tem nada.

Paras ser franco, ia com um pouco de receio mas graças a Deus tudo correu bem, era visível a permanência de forcas de segurança em todo o lado.

Fiz fotos muito lindas mas, na vida há sempre algo de imprevisto, e quando procedia a selecção, algo correu mal, e perdi todas as fotos, não tem problema voltarei lá antes de voltar, a Portugal e prometo fotos lindas para vocês.

Boa semana e tudo jóia, como dizem por aqui.

A.B.Cordeiro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × four =