O São Bartolomeu

Foi um dos apóstolos de Jesus Cristo, seu nome vêm do aramaico, com uma referência patronímica: Bar Talham – filho de Talhava historiadores que também mantém uma referencia patronímica, mas com outro significado para o nome, mas da ouro significado para o nome: Bar Ptolomeu filho de Ptolomeu, esta ultima hipótese não e de todo inverosímil, visto que Ptolomeu (suposto pai de Bartolomeu) possuía um prenome grego, e a cultura grega tinha uma grande influência Judeia da época.

Nenhuma narração bíblica lhe enfoca especialmente seu nome consta apenas na listo dos Doze Apóstolos.

No entanto segundo a tradição ele e Matinal de que falam outras passagens e isso ficam evidentes através da comparação entre os quatro evangelhos.

Natanael significa Deus deu, o significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha da Canä, onde deve ter testemunhado a acção de Jesus nas bodas de cana.

Como narra a bíblia, São Filipe (outro dos nossos santos) comunicou a Natanael( São Bartolomeu) que havia encontrado o Messias e que este provinha de Nazaré, ao que Natanael respondeu dura e preconceituosamente : De Nazaré pode vir alguma coisa boa? Essa observação e importante indicador das expectativas judaicas quanto a vinda do Messias então tidas.

No seu primeiro encontro com Jesus recebe um elogio. Aqui esta um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento, ao qual o apostolo respondeu. Como me conheces? Jesus respondeu de forma que não podemos compreender claramente somente através das Escrituras antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira. Com certeza se trata de um momento crítico e decisivo da vida de Natanael. Após essa revelação de Jesus,e Natanael faz a sua adesão ao Mestre com a seguinte profissão de fé. Rabi tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel.

Segundo fontes históricas São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na India, outros dizem que morreu por esfolamento em Albanopolis, actual Derbent, Cáucaso, a mando do Governador, como prova a pintura de Miguel Ângelo na Capela Sistina, onde aparece com a sua pele na mão e o alfange (faca) instrumento de seu suplício.

Existe em Remondes uma capela em sua honra, que foi reconstruída em 1975 num local próximo onde existiu a antiga a mando da família Baptista Cordeiro para remediar um erro histórico que foi o de levarem a pedra e as respectivas pedras do portal para uma casa que construíram num olival próximo onde ainda se encontra mas que por motivos de heranças ficou para outras pessoas e não foi possível por isso devolver ao santo o que era seu.

Esta capela de São Bartolomeu deve ser muito antiga e deve datar da construção da ponte em 1678 e serviria de Morgue e para celebrar o culto pois nessas alturas todo o mundo ia a missa.

Faleceu em 24 de Agosto ano de 51 depois de Cristo, a data de Seu nascimento não se sabe ao certo, è venerado por toda a cristandade a sua festa litúrgica è a 24 de Agosto.

Padroeiro dos padeiros, alfaiates, sapateiros, e dos mercadores da cidade de Florença.

Esta devoção já em 1750 num documento da torre do tombo em que um inquiridor escreveu ao pároco para saber o que a Aldeia de Santa Catarina de Remondes tinha ele diz ter esta terra uma Igreja em Remondes uma capela no Santo Antão e outra em honra de São Bartolomeu que nessa altura ainda não existia nem a Santa Sinforosa nem a capela das Almas.

Pena que existam tantos ladrões que assaltam e depredam o Património Nacional.

Espero gostem A.B.Cordrdeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × one =