Os Santos da nossa terra São Marcos.

São Marcos Evangelista, nasceu em 10 antes de Cristo na cidade de Alexandria no Egipto actual e morreu em 68 depois de Cristo è o nome tradicional do autor de um dos Evangelhos.

A tradição o identifica com o Marcos João mencionado como Paulo de Tarso (São Paulo) nos actos dos Apóstolos, e que posteriormente se teria tornado em discípulo de Simão Pedro (São Pedro).

Foi o primeiro a escrever sobre a vida de Jesus, por volta de 56 da nossa era.

Sendo assim, os outros dois sinópticos, acabaram por adaptar o esquema se exposição de São Marcos.

Em Qumrâ encontrou-se um fragmento de seu evangelho datado do ano 56 depois de Cristo dentro de um vaso onde estava escrito Roma. Erineu de Lyon, baseado em Papias, afirma que Marcos escreveu seu Evangelho com base nas pregações de São Pedro em Roma.

São Marcos era Judeu e tomou um nome romano, achando-se identificado com João cognominado Marcos., era sobrinho primo de Barnabé, e filho de Maria que residia em Jerusalém.

  

Marco foi convertido a fé cristã pelo ministério de Pedro, que costumava frequentar a casa de sua mãe.

Acompanhou desde Jerusalém atè a Antioquia (actual sul da Turquia) a Paulo e Barnabé, e dai partiu com eles para uma viajem missionaria mas deixou-os antes de a completarem.

Esteve em Chipre com Barnabé, e quando Paulo estava preso em Roma era já Marcos considerado como seu auxiliar, onde è mencionado de uma maneira em mostra que ele tinha conquistado a estima de São Paulo.

Alguns escritores afirmam que ele trabalhou com Pedro durante o seu mistério onde gozava de grande estima e amizade, Depois do martírio de São Pedro este se dirigiu a Alexandria tendo sido este local onde teria difundido o Evangelho, onde foi martirizado onde foi arrastado por uma parelha de cavalos , por volta de 70 ou 80 depois de Cristo

E considerado o primeiro Patriarca da Igreja Copta.

Foi São Marcos considerado como o fundador de Veneza, o seu nome aparece nas epístolas de São Paulo que se refere a ele como um dos seus colaboradores que enviavam saudações a Roma.

Em Roma também entrou em contacto com Pedro, pois este dirigindo-se aos fieis do ponto da Galacia,Capadocia,Asia e Bitinia saudava-as em nome do evangelho a quem afectuosamente chamava filho..O seu símbolo como evangelista é o Leão e a Igreja Católica o seu dia è festejado a 25 de Abril.

 

Nesta terra foi este santo muito estimado, durante muitos anos, era em sua honra que se festejava a festa da aldeia mas não sei porque motivo foi substituído pela Santa Sinforosa , que pertence à devoção desta terra há muito menos tempo

Espero que todos se tornem adeptos dos nossos santos, eles também fazem milagres.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × two =