Aves da nossa terra, o cuco canoro.

Diz o povo e com razão, entre Março e Abril, o cuco deve vir, se não vier, ou o cuco já é morto ou o fim do mundo esta para vir.

O cuco pertence a ordem das cuculiformes, e a família das cuculideas.O nome do cuco é um onomatopaico, e deriva do canto dos machos que soa como cu-cu. Em Portugal o canto desta ave é ouvido desde o fim do Março até fim de Junho.

É um parasita,que põe os ovos no ninho de outros pássaros ,que são obrigados a criarem os filhos dele, mas muitos se apercebem e enjeitam os ninhos por isso o cuco, é obrigado a modificar a cor dos ovos para poder enganar os passarinhos.

A ferreirinha-comum, o pisco-de-peito-ruivo, o rouxinol e muitos outros, são os parasitados pelo cuco. É uma ave de arribação, parte no fim de Junho para África, e vem reproduzir-se na Europa onde chega, no fim de Março.

Senhor Manuel, o cuco já chegou, já o ouvi lá para os trejeitos, então foste o primeiro a ouvir o gandulo, parabéns. E perguntaste-lhe algo? Não senhor Manuel, ele esta ainda envergonhado e não responde. Normal acabou de chegar, e a viajem é muito longa deve estar cansado Manel.

Em tempos que já lá vão, era esta ave, utilizada para adivinhar os desejos de muitas pessoas, e perguntavam ao cuco ,o que lhes ia na alma, só que muitas vezes, ele não respondia de acordo com os seus desejos, e tinham que desistir, até que por sorte algum se aproximava do que eles desejavam.

Cuco da ribeira quantos anos me das solteira, e o cuco, canta e as pessoas contam, enquanto lhe interessa, se acham que se esta afastar dos seus desejos, tentam noutra altura, isto para os solteiros, desejosos de encontrar um namorada, mas também havia aqueles que queriam saber quantos anos estariam casados, quem sabe, no fundo da sua alma não haveria algo que os atormentava.

Cuco da malhada, quantos anos me das casada, quantas vezes até acertava a pobre da ave, la diz o rifão popular, mais vale tarde que numca.

Estamos quase na Primavera e esta é uma ave deste tempo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eighteen − four =