No sul do Brasil, Florianópolis

Depois de uma viajem de pouco mais de uma hora,

de avião, cheguei novamente a esta linda cidade, fundada pelos emigrantes portugueses oriundos das ilhas dos Acores, tendo dado o nome de Nossa Senhora do Desterro a esta cidade, e depois foi mudado para o nome de um Marechal sanguinário chamada de Floriano, mas dizem os descendentes dos emigrantes que o seu nome devia ser de Acorianopolis, mas não é, e o que conta é o seu nome atual

A emigração açoriana nestas paragens já vem de muito longe, sendo-lhe atribuída a fundação de muitas cidades, de entre elas Florianopolis, São Francisco do Sul, Itajaí, Laguna S. Pedro de Alcântara e muitas outras.

Aqui na ilha de Santa Catarina são conhecidos como manezinhos, viviam no interior da ilha e quando vinham a cidade eram facilmente identificáveis pelos seus trajes e pela sua simplicidade, e no seu sotaque, ainda ontem quando passei pelo boteco do Manuel Baiano, uma típica personagem por estas paragens, entrou um homem, eu olhando falei para o Manuel, Este é manezinho, e ele me disse que sim, que sua família tinha vindo dos Acores mas já nem sabia de que ilha tinha vindo, apenas o nome o identificava, era de apelido Guimarães, e com as novas tecnologias ele acompanha o que se passa na terra de seus antepassados.

Quando cheguei ao aeroporto, peguei um táxi e começou a chover e não mais parou, nem tenho podido sair mas vai melhorar.

Nesta cidade há muitos vestígios deixados pela colonização portuguesa, a ilha foi fortificada pelo Marques de Pombal no seculo XVII, podem ser visitadas, os fortes em bom estado de conservação.

A emigração das nossas terras aqui é muito escaca tenho apenas conhecimento de um de Castelo Branco que veio de São Paulo, e outro de Paradela que veio de Africa e um de Prado Gatão que pertence ao Vimioso.

Hoje já se veem por aqui portugueses, na primeira vez que estive nesta cidade não encontrei ninguém.

E uma cidade linda, limpa e muito acolhedora, ligada ao continente por uma ponte, suas praias são encantadoras e um paraíso para os surfistas. Tem muita abundancia de peixe e mariscos e são famosas as suas sequências de camarão peixe e outras iguarias do mar.

Espero tenham gostado depois lhe trarei mais curiosidades.

A.B.Cordeiro

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × four =