Curiosidades do Brasil.

Ouvi contar la na terrinha

que um homem de Remondes veio para São Paulo no principio do seculo 19, e chegando a grande cidade de São Paulo, tentou arranjar trabalho, mas parece que não conseguia, e como estava meio cansado parou junto da Catedral, e adormeceu e o chapéu tombou, e qual não foi o seu espanto o povo tinha enchido o chapéu de moedas, tinha ganho mais que estando a trabalhar, esperto como era trabalhar para que? E assim continuou por alguns anos tendo feito fortuna, aproveitando-se da bondade do bom povo brasileiro.

Era na verdade um malandro que fazia fortuna de uma maneira estranha, vem isto a prepósito que hoje seria bem difícil porque com tanto ladrão teria tido um fim trágico.

Este povo sempre foi muito generoso, e o nosso paisano se aproveitou disso.

Hoje fui visitar o pão de açúcar no Rio de Janeiro, e lembrei-me de outro português que vindo de Portugal para São Paulo, ao passar por aqui gostou tanto dele, que depois de chegar deu esse nome à primeira loja que teve, tornando-se uma das maiores cadeias de Supermercados do Brasil, que ainda hoje se chama Pão de Açúcar.

Existem aqui pessoas que vindas das nossas terras hoje são grandes empresários, um de são Paulo empresário dos transportes que emprega mais de 18.000, è originário pela parte da mãe de Paradela e pelo pai de Vilar do Rei.

Outro veio de Sanhoane e depois casou com a filha do patrão, e foi a sorte dele e do patrão tornando-se num grande empresário, de varejo vendendo de tudo e encontra-se espalhado por todo o Brasil.

Não quero esquecer os nossos conterrâneos que não deram certo, e levaram e levam alguns uma vida discreta e muitos morreram a pensar na santa terrinha como è conhecida, e nunca mais puderam visitar.

A primeira vez que estive aqui foi em 1975, e visitei o Cristo Rei, e junto da estatua encontrei um homem jovem, que me disse que era português, e quando lhe perguntei de onde era ele me disse que tinha vindo da cidade de Santiago de Mogadouro, (aqui tudo são cidades mesmo que tenham 4 moradores são chamadas de cidadezinhas) mas soube depois que ele se perdeu com mas companhias e foi assassinado num ajuste de contas.

A viajem terminou, e eu estou de regresso a Santa Terrinha, da qual já tinha saudades.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × 1 =