Aves da nossa terra, com história e curiosidade a Ferra Mosca.

 

Conhecida por Papa-moscas, este pequenino passarinho, tem o bico em forma de armadilha sendo por isso bem sucedido na caça aos insectos.

Vem normalmente em Maio, e é fácil de reconhecer pela sua pose erecta, sobre as pernas curtas. O papa-moscas cujo nome indica o seu alimento preferido, capturando com o bico pequenos insectos em voo, e engole-os rapidamente, comendo também lagartas, vermes e aranhas, existindo cerca de 345 espécies deste pássaro desde a Europa até a Nova Zelândia e no Havai mas nenhuma delas é aparentada com o papa-moscas americano.

As diversas espécies diferem principalmente pela cor da plumagem. Na Europa há duas espécies. A nossa é o papa-moscas de coleira, que é mais arisco e é visto a voar pelos galhos mais baixos da mata.

È uma ave, pertence as cordatas, passeriformes e família das Muscicapidea, põe geralmente 6 ou 7 ovos, tem o comprimento de 14 cm e pesa poucas gramas de peso.

Bem agora que já conhecem esta avezinha vou contar a historia que a trouxe aqui.

Na nossa aldeia vivia um senhor chamado António José Ribeiro, que eu ainda tive a oportunidade de conhecer, e só tenho a dizer que era muito boa pessoa.

Aqui é chamada de Ferra Mosca, e um dia ele apanhou uma, e como naquele tempo a vida era bem mais difícil que hoje, dizia ele, que fez um panela de caldo com a ferra moscas e como ficou com tanto tempero, e como não havia motivos para estragar, ele foi fazendo sopa, uns dias atrás dos outros e depois de fazer sete panelas de caldo dizia que ainda se colhia por o pingo por cima. ….

A vida era difícil e espero poder contar, mais historias que nos levam a pensar de como era difícil sobreviver nesse tempo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four + twelve =