As amendoeiras em flor.

É um regalo para os olhos, e um delicia para a alma, ver os campos floridos, parecendo cheios de flor, um espectáculo, que só visto, inesquecível.

É uma árvore da família das rosáceas e do género prumos, que encontrou um bom clima nas nossas terras, pese embora ser muito azarenta as geadas tardias, que fez com que os agricultores tenham substituído as castas antigas, do refrego e molar, por outras de floração mais tardia, que foram aperfeiçoadas pelo homem e hoje predominam na cultura da amêndoa por estas terras.

A amendoeira prunus dulcis, é também comunalmente conhecida por amendoeira amarga que dizem ter ainda mais valor porque seu fruto serve para fazer licor de grande qualidade.

A amendoeira é originária da Ásia menos e nordeste de África, cultivou-se desde a antiguidade em volta do mar mediterrâneo, e em Portugal encontrou condições favoráveis no Alto Douro e no Algarve.

O povo diz que ela enganou o diabo, porque este vendo, que ela era a primeira a florir, também devia ser a primeira a dar o fruto, e então ele sentou-se, a espera do fruto e depois viu que se tinha enganado porque outras produzem o seu fruto mais cedo, po isso se diz que ela conseguiu enganar o diabo.

Hoje na terra existem novos amendoais mas ao contrário dos antigos ocupam melhores terras ,e sua produção alem de ser mais certa, é também muito maior.

A amêndoa é usada na culinária, onde seus doces são muito apreciados, e também se extrai um óleo muito bom que é usado em cosmética.

Ela produz uma resina que servia, no meu tempo para os alunos fazerem cola, para remendar os livros e outras obras em papel.

Agora é o tempo das amendoeiras em flor, venham ver o grandioso espectáculo, é tão lindo quanto maravilhoso.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten + 12 =