Vestígios de povos antigos na nossa terra.

Desde tempos imemoriais, que estas terras foram ocupadas, por povos de diferentes, que nos deixaram restos de suas civilizações, hoje vou falar de um acampamento de origem romana ou pré-romana, que eu encontrei num local do termo de Remondes, e que nunca foi comentado nem falado.

Desde sempre, que andando por esse lugar me chamava atenção, os restos de cerâmica que estão bem patentes, que podem ser vistos num período por mim delimitado que abrangeria o povoado romano.

Encontrei sem qualquer problema, restos de ânforas e de telha primitiva, tenho a certeza que se fossem feitas escavações seriam encontrados outros objectos, mas que devido a sua situação geográfica ficaram para tempos vindouros.

A localização é bem favorável, fica perto onde há vestígios de outro povoado, mas este bem mais recente, o São Filipe que se despovoou aquando a repovoação portuguesa por volta de 1300, no tempo de D. Afonso III, tendo ficado só o nome como recordação, podendo ser vistos restos de cerâmica mas esta mais recente que a do povoado romano.

Sei que há também restos de povos romanos, em outros sítios do termo de Remondes mas estou tentando e monitorizando todo o termo para depois fazer um mapa arqueológico. Sei que existiu um na ponte velha do lado de Remondes e restos no olival da ponte e muito mais.

Se existiram estes povoados também o nosso castro deve ser pré-romano e localiza-se não muito longo do lugar onde encontrei o povoamento romano, que ocupa uma parte de uma regada e uma terra fora dela, sendo um povoado médio para estas terras, tendo bastante agua e boa terra para poderem viver por estas paragens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fourteen − 11 =