Foi no século sétimo da nossa da nossa era que os árabes invadiram a Península Ibérica tendo ocupado a quase  totalidade, embora por estas paragens  não tenha sido uma ocupação continua.


Não  é muito provável que os habitantes desta aldeia tenham desaparecido, mas penso que se dispersaram por locais onde se podiam defender e viver mais de acordo com os princípios religiosos que existiam por aqui.


Existem no nosso termo vários locais onde há vestígios destes antigos povoados, tais como o Crasto. Dai a importância da fonte do pinheiro, no toural onde foram encontrados vestígios de casas antigas e num local a que chamam caseta no pinheiro no S. Filipe mas aqui penso que já foi depois da saída dos árabes destas terras.


Os vilares velhos eram aqueles que aquando da fundação da nacionalidade ainda tinham alguns habitantes, tendo por isso merecido um outro tratamento quando se tratou de repovoar o território, facto que ocorreu no reinado de D. Afonso terceiro denominado o povoador por isso.

 

 

Remondes era um Vilar  novo, mas terà a sua gente partido diante das hostes arabes, refugiar-se nas Asturias, ûltimo refugio dos Cristâos na Peninsula Iberica? Creio que nâo… tal como atras escrevi esta gente nâo tinha condiçôes e como a Aldeia era um local de passagem do invasor arabeo melhor era esperar para ver…

 

Como o termo de Remondes nessa altura era uma autentica floresta  e por isso nâo haveria grande dificuldade em arranjar refugio  outros povos antes dos arabes passaram por aqui e a gente se menteve e sempre resistiu.

Eram vilares Novos no concelho de mogadouro, todas as aldeias que se situavam na margem direita do Sabor desde Soutelo, até Valverde , Val da Madre Remondes ,Brunhoso, Paradela e Figueira.

Estes povos eram de pouca importancia a de Remondes um pouco maior devido a passagem mais facelitada pelo nossa ladeira , sem defesas naturais viveram horas dificeis  e em permanente sobressalto durante muitos anos , por aqui passaram ! lusitanos, romanos, suevos,visigodos, iberos arabes e  sempre resestiram e ainda hoje estâo por aqui…
Da epoca passada existem poucos vestigios nesta aldeia , no assumadouro, assumadinha, toural, crasto ,paixâo, s. Filipe e pico mais mas existem vestigios deixados nos nomes, como arado, picota e muitos outros.

O assumadouro fica situado de fronte de Castro Vicente e servia para vigiar esse povo e dar noticias e muito mais .

Isto é um pouco da nossa terra espero gostem se nâo estiverem de acordo podem dizer.

A.B.Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × four =