Relação das pessoas que foram batizadas na Capela de Santa Sinforosa, durante o tempo que a Igreja Matriz esteve em obras desde Setembro de 1902 até maio de 1904.

Felicidade das Dores Miguel

Aos 04-09-1902, foi batizada, Felicidade das Dores Miguel, filha legítima de José Joaquim Miguel Gonçalves, e Ana Josefa Zava, neta paterna de Claudino José Gonçalves, natural de Vila de Sinos e Isabel Maria Miguela natural desta freguesia, bisneta paterna de Manuel Gonçalves e Luísa Tomé ambos naturais de Vila de Sinos, e bisneta materna de Gregório da Assumpção natural de Porrais Castro Vicente e Ana Maria Miguela Natural de Remondes. Neta materna de José Luís Zava, natural da quinta de Zava e Tereza de Jesus Manoca desta freguesia, bisneta paterna de Manuel António Zava e Maria José Pedro da quinta de Zava.

Casou em Remondes aos 7 dias do mês de Novembro de 1931 com Manuel Maria Reis mais conhecido pelo nome de Manuel Lourenço natural de Castro Vicente mas morador em Remondes onde deixou uma filha chamada de Maria dos Prazeres que ainda hoje vive com mais de 80 anos, com vários filhos e muitos netos e bisnetos.

 

 

Maria de Deus Pardal

Aos 7-12-1902, foi batizada na Capela de Santa Sinforosa uma indivídua de sexo feminino de nome Maria de Deus Pardal, filha legítima de Norberto Augusto Pires, conhecido por Pardal e Isabel Maria Mendes, neta paterna de Bernardino Cândido Pires e Maria Tereza Pardal também conhecido pela brasileira, ambos naturais da quinta de Zava. Neta materna de José dos Santos Mendes natural de Remondes e Tereza de Jesus Pascoal natural de Brunhoso, bisneta pela parte paterna de Francisco Manuel Mendes, natural de Azinhoso e Jerónima da Conceição Faia, esta natural de Remondes.

Tereza da Conceição Alves

Aos 07-12-1902, foi batizada na capela de Santa Sinforosa uma indivídua de sexo feminino de nome Tereza da Conceição Alves, filha legítima de Manuel do Nascimento Paulo, natural de Tó e Angélica da Ascensão Quina desta freguesia. Neta paterna de Ignacio António Paulo e Balbina da Conceição ambos naturais de Tó e neta materna de José Manuel Quina conhecido pelo José Barato, e Tereza de Jesus Alves, ele natural de Brunhoso e ela desta freguesia, bisneta materna de Claudino António Quina natural de Brunhoso e Tereza de Jesus Rata natural de Remondes e José Alves natural de Remondes e Angelina Maria Teiga natural da Quinta de Linhares, casou em Remondes aos 07-03-1921, na igreja matriz desta freguesia com Francisco António Fernandes, desta freguesia filho legítimo de João da Ascensão Fernandes, natural de Vila de Ala e Maria Tereza Alves natural desta freguesia. Júlia Alves desta freguesia o casamento foi realizado em Braga por isso não sei as datas tem vários filhos e uma filha todos com descendentes. Ana dos Santos Fernandes, nascida em 1929 e casou em Remondes com Bernardino dos Santos Pereira, emigrou para o Brasil onde o seu marido morreu tem um filho e netos, e Sinforosa de Jesus Fernandes nasceu em Remondes em 1932, casou aos 27-09-1953, nesta freguesia com António Maria Esteves seu primo direito, emigraram para o Brasil onde tem descendência uma filha e netos.

Francisco António Esteves

Francisco António Esteves, foi batizado na Capela de Santa Sinforosa aos 7-12-1902, filho legítimo de Manuel Maria Esteves e Adília dos Santos Mendes, neto paterno de António Joaquim Esteves e Perpétua Carolina Faia, desta freguesia e neto materno de João dos Santos Mendes e Ana Maria Claro. Casou em Remondes aos 26-07-2924, com Tereza da Conceição Quina, filha legítima de Manuel do Nascimento Paulo, natural de Tó e Angelina da Ascensão Quina desta freguesia. Tiveram vários filhos, Manuel, casou em Vidoedo, António Maria Esteves casou em Remondes com Sinforosa de Jesus Fernandes, vivem no Brasil onde tem descendência, Claudino Esteves, esteve emigrado no Brasil e depois casou em Remondes com Carminda Alves tem descendência. Angelina Esteves casou em Remondes com Daniel dos Santos Pereira aos 11-03-1957, tiveram dois filhos estiveram no Brasil.

Ana da Glória Esperança

Ana da Gloria, que nasceu nesta freguesia de Santa Catarina de Remondes, e foi batizada aos 21-02.1903 na Capela de Santa Sinforosa. Filha legitima de, Francisco António Esperança natural de S. Martinho do Peso e de Maria Cândida Faia natural de Remondes. Neta paterna de José Manuel Avinho, e Esperança da Glória, e neta materna de Carlos António Faia e Ana Marcelina Fernandes. Casou em Remondes na igreja Matriz aos 06-12-1922, com Joaquim Bernardino Gonçalves, natural desta freguesia filho legítimo de Macário Maria Gonçalves, natural do Variz e Augusta Joaquina Fernandes desta freguesia, teve descendência, a mais Velha Ilda Augusta Gonçalves, nasceu em Remondes aos 28-09-1925, e casou nesta freguesia aos 05-07-1951 com Geraldo dos Santos Gabriel, tiveram descendência, o António Gabriel, o Amílcar e o Gonçalo. O Fernando, a prazeres e a Otília o Joaquim e o Vergílio.

Sância da Ressurreição Pacheco

Sância da Ressurreição Pacheco, foi batizada nesta freguesia na Capela de Santa Sinforosa dia 06-04-1903, filha legítima de Macário de Jesus Pacheco, natural de Figueira e Maria da Cruz natural de Remondes, neta paterna de José António Pacheco e Maria da Anunciação, ambos de Figueira de Mogadouro. Neta materna de Francisco Joaquim da Cruz natural de Remondes e Sância da Natividade Silva natural de Brunhoso.

Luís Maria

Luís Maria, foi batizado na Capela de Santa Sinforosa aos 05-10-1903, filho legítimo de Dorinda Rosa natural de Meirinhos e pai incógnito, morreu em Chacim neto materno de Marcelina de Jesus.

Delmina das Dores Marcelo

Delmina das Dores Marcelo, foi batizada na Capela de Santa Sinforosa aos 12-10-1903, e morreu aos 31-07-1903, filha legítima de João António dos Santos Marcelo e Ana Rosa, neta paterna de António José Marcelo e Maria do Rosário Redondo, e materna de João Manuel Caçarelhos e Maria Bernardina de Senna.

Maria Francisca Fernandes

Maria Francisca Fernandes, foi batizada na Capela de Santa Sinforosa aos 09-11-1903, filha legítima de José Joaquim Fernandes e Maria das Neves, neta paterna de António dos Santos Fernandes e Maria Rosa, e neta materna de Ignacio Baptista Cordeiro, natural da Castanheira e Maria Joaquina das Neves, desta freguesia.

Deolinda dos Santos Fernandes

Deolinda dos Santos Fernandes, foi batizada na Capela de Santa Sinforosa aos 09-11-1903, filha legítima de Germano dos Santos Fernandes e Maria das Neves, neta paterna de António dos Santos Fernandes e Maria Rosa, e neta materna de José Luís Zava e Tereza de Jesus Manoca.

Manuel Joaquim Familiar

Manuel Joaquim Familiar, foi batizado na Capela de Santa Sinforosa aos 23-12-1903, filho legítimo de Francisco Joaquim Familiar, e Maria Carlota Pereira, neto paterno de Francisco António Familiar e Justina da Cruz Quina, e neto materno de António Bernardino Pereira, natural de Mogadouro e Ana Maria Gomes, natural da Quinta de Santo Antão. Bisneto paterno de José Manuel Familiar, natural de Soutelo e Tereza dos Prazeres Quina, desta freguesia, e de Inocêncio dos Santos Gonçalves e Ana Joaquina Quina, e bisneto pela parte materna de Manuel Ignacio Pereira e Bernarda Josefa naturais de Mogadouro e Alexandre José Pacheco e Escolástica Maria Ribeiro.

António Cândido Baptista Cordeiro

António Cândido Baptista Cordeiro, foi batizado na capela de Santa Sinforosa aos 01-01-1904, natural de Linhares Soutelo filho legítimo de Acácio Alfredo Baptista Cordeiro e Caetana Maria Neves Ferreira natural de Castelo Branco. Neto paterno de Manuel José Baptista, natural desta freguesia e Inês Maria Manso Cordeiro natural da Quinta de Linhares, bisneto paterno de Francisco Ignacio Baptista, natural de Remondes e Isabel Barato natural de Brunhoso e bisneto materno de Luís Cordeiro, natural de Vale de Pereiro e Isabel Maria Manso da quinta de Linhares.

Isabel Miquelina Ribeiro

Isabel Miquelina Ribeiro foi batizada na capela de Santa Sinforosa aos 25-01-1904, e morrei aos 19-08-1905, filha legítima de José Justino Ribeiro e Victória das dores Mendes, neta paterna de Manuel dos Santos Ribeiro, e Maria Quitéria da Conceição Redondo ambos desta freguesia, e neta materna de João dos Santos Mendes natural de Castelo Branco e Isabel Maria Clara desta freguesia.

Carolino Francisco Martins

Carolino Francisco Martins, foi batizado na Capela de Santa Sinforosa aos 16-02-1904, filho legítimo de João da Ressurreição Martins e Carolina Amália Rigó, neto paterno de Francisco Marcos natural de Algosinho e Antónia Martins desta freguesia e neto materno de João Manuel Pereira, natural de Soutelo e Inocência da Conceição Rocha, natural de Saldonha Macedo de Cavaleiros.

Jacinto José da Silva

Jacinto José Silva, foi batizado na Capela de Santa Sinforosa aos 16-02-1904, morreu no mês de Março do mesmo ano em Remondes. Filho legítimo de Luís António da Silva e Albertina da Ressurreição Mesquita, neto paterno de Jacinto Dionísio Silva e Rachel Violante, e materno de Raimundo Mesquita e Alexandrina do Nascimento.

A última a ser batizada nesta capela embora agora á pouco tempo se tenham realizado batizados na mesma, foi Angélica da Visitação Gaspar batizada aos 01-03-1904, filha legítima de Francisco António Gaspar natural de Paradela e Ana Maria Martins natural de Remondes. Neta paterna de José Manuel Gaspar natural da Vilariça do Variz embora ainda falte confirmar e Maria do Carmo Gonçalves desta freguesia de Remondes.

Foi batizado também nessa altura e aproveitando as obras na Igreja, Carolino Augusto Pereira, que foi batizado na Quinta de Santo Antão sendo o único que até hoje foi batizado nessa quinta, aos 25-01-1904, aproveitando o cura a sua deslocação a dita quinta para realizar a missa do Santo Antão. Filho legítimo de Manuel da Assumpção Pereira e Ana Maria Mendes, neto paterno de António Bernardino Pereira e Ana Maria Gomes e materno Francisco Manuel Mendes e Luiza Falcoa.

Aqui esta um trabalho para todos e espero gostem foi preciso ver e ler muito para o escrever.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × two =