Histórias da nossa terra.

No dia 03-11-2016, quando se precedia a reposição de uma caminho vicinal que vai deste a antiga ponte de Remondes atè ao ribeiro dos regeitos foi encontrado pelo arqueologo que acompanha a obra uma parte de uma Mó dormente, expressão utelizada pelos arqueologos para identeficar a base dormente de uma mó pre-histórica, a parte que não se move da pedra moleira.

Eram conhecidos vestigios ai nesse lugar atribuidos aos romanos onde podem ser vistos a olho nu com grande facelidade, mas esta descoberta leva-.nos a tempos muito mais remotos, pode tambem ser visto o que deve ter sido uma lareira pre-histórica.

A nossa terra é muito rica em achados arqueológicos de tempos mais proximnos mas este achado nos transporta a pré-histórioa.

Quantos mais achados serão descobertos, eu tenho fé que sim esperamos .

A:B:C:

 

 

2 thoughts on “A mó dormente

  1. Gostaria de ter informações de meus antepassados,meu avô nasceu em Remondes Conselho de mogadouro em 1895,Francisco António Cordeiro,filho de António Augusto Cordeiro e Amélia do Nascimento.

    1. Muito boa noite desculpe por só agora lhe responder na verdade seus antepassados o senhor António Augusto Cordeiro, natural de Brunhoso casou em Remondes
      com Amélia do Nascimento Pires, tiveram vários filhos um deles se chamava Carolino da Visitação Cordeiro, nasceu em Remondes dia 15-09-1896, o Francisco António Cordeiro nasceu nesta freguesia de Santa Catarina de Remondes dia 01-07-1894, filho legítimo de Francisco António Cordeiro natural de Brunhoso e Amélia do Nascimento Pires, neto paterno de Verissimo Valentim Cordeiro natural da Castanheira deste concelho e Ana Joaquina Salgado de Brunhoso e neto materno de Camilo José Pires natural de Espanha e Maria Amélia Pombo desta freguesia, aqui vai o que tenho e muito mais ainda a data de casamento em Remondes, realizada nesta freguesia na igreja matriz dia 27-04-1893. se precisar de mais é so me escrever o meu meio é baptista5@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × four =