As casas de Remondes e sua história a partir de um registo feito nesta freguesia em 1891, pelo padre Francisco Manuel Pinto.

Casa 3

Em 1891, morava nesta casa Camilo José Pires, natural da Vila de Pino próximo de Zamora em Espanha, e sua mulher Ana Maria Pomba, filha legítima de Manuel Pereira de Remondes e Maria Pomba da Quinta de Zava, e Armando Augusto Pereira, tendo este mudado o nome depois de ser aperfilhado para Armando Augusto Pires.

Camilo José Piris, natural de Pino Zamora filho legítimo de Domingos Piris e Ângela Piris ambos naturais de Pino Zamora.

Armando Augusto Piris, filho natural de Maria Antónia Pomba, nasceu nesta freguesia aos 10-11-1883.

Aos 20-07-1908, casou nesta freguesia de Santa Catarina de Remondes Armando Augusto Pires com Barbara Caetana natural de Linhares Soutelo, filha legítima de, José Joaquim Martins natural de Penas Roias e Maria da Glória natural de Chacim, tiveram um filho Manuel Camilo Pires.

Emigrou esta família para o Brasil onde veio a falecer Barbara Caetana, tendo deixado um filho Manuel Camilo Pires, que casou em Soutelo mas que viveu sempre em Linhares, tendo vários filhos José que casou em Soutelo e…

Armando Augusto Piris regressou do Brasil e casou, nesta freguesia aos 20-07-1917, com Ana Maria Magalhães, de 20 anos de idade filha legítima de Francisco António Magalhães, natural de Castro Vicente e Francisca Bernardina Fernandes desta freguesia.

Tiveram os seguintes filhos

Barbara da Ressurreição Piris, casou com João Mesquita, na Igreja Matriz de Remondes aos 10-10-1942, tem descendentes.

João da António Piris casou na Igreja Matriz de Remondes aos 03-10-1957 com Ana Sinforosa Magalhães, tem descendentes.

Alcino da Ressurreição Piris, casou com Victoria das Dores Cepeda, nesta freguesia de Santa Catarina de Remondes aos 18-11-1954, tem descendentes.

Ramiro Piris morreu solteiro depois de regressar do ultramar————–

Balbina Piris

casou com Luís Cepeda tem descendentes desconhece a data.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × 1 =