O moinho dos Gonçalves

Quem não conhece? Fica situado em primeiro lugar quem desce a ribeira de Remondes no sentido

Poente era há alguns anos uma construção ainda bem preservada mas hoje apenas parte das paredes estejam de pé.

Deixou de moer há bastantes anos, os factores para isso devem ser encontrados na modernização e no aparecimento de moagens a motor, e também no domínio dos moinhos do rio onde poderia ser moído todo ano ou quase.

Era este moinho ainda na década de 50 uma construção completa , ainda me lembro muito bem de existir a sua açude ao completo.

Quantas vezes, eu admirei tudo aquilo e imaginava como os homens de outrora tinham ideias mesma na adversidade do tempo e das condições financeiras.

Os moinhos eram locais de muita vivencia quantas historias eles tem guardadas nos seus espíritos e quantas lágrimas de choro e amor neles foram derramadas enquanto a mo ia lentamente moendo o cereal.

Pertenceu este moinho a família Gonçalves que era sem duvida muito importante nesta aldeia pelo menos ate por volta de 1870 quando se repartiu muito e perdeu a primazia.

Foi muito degradado já levaram muitas partes o que e deplorável, mas tem pessoas sem escrúpulos que levam sem pensar que a historia destas pedras só será a mesmo mo local em que foram felizes e deixem-nas ser felizes não as roubem.

Vamos preservar o que nossos antepassados nos legaram e deixaremos mais riqueza a nossos filhos.

A.B.Cordeiro

                                                         

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fourteen − six =