O Domingo de Ramos.

O Domingo de Ramos, é a festa litúrgica, que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém também a abertura da Semana Santa.

Nesse dia são comuns procissões, em que os fiéis levam consigo um ramo de oliveira, que deu o nome ao dia, ramo que aqui na nossa aldeia, era o bucho a arvore escolhida pelo sacristão, que uns dias antes, a mando do cura ia procurar lá para a ladeira de Remondes, trazendo tudo num carregamento quase sempre uma burra, e depois eram dados a todos os fiéis no Domingo de Ramos, para a procissão que se desenrolava a volta da Igreja em harmonia e devoção.

Na minha juventude, era uma época bem desejada por todos, os jovens que esperávamos pelo dia de Ramos que já cheirava a folar, o grande manjar desses tempos, que não eram como hoje, que existe tudo, todo o ano, mas assim até perde o seu interesse, hoje não é mais o que era a quaresma, é apenas uma data e nada mais , os jovens vêem nela mais um período de férias, como o tempo mudou?

A missa era linda, e com muita gente, não faltava uma só alma, a Igreja estava cheia de fiéis, nós os jovens depois de sair da missa, íamos ao campo levar os ramos e coloca-los nos campos de cearas, que nesse tempo eram a principal fonte de rendimento da aldeia, pedir aos santos que não se esquecesse de mandar uma chuvinha para que os cereais pudessem criar os grãos que iriam alimentar todo o ano as gentes desta terra.

Cada um escolhia o mais alto, e ainda pedia para que o trigo crescesse tanto, como o ramo, porque assim seria uma grande colheita, embora muitas vezes os caprichos do tempo não permitiam que ele se desenvolvesse tanto assim.

Como os tempos mudaram, agora já nem missa, e quando há é sempre a fugir, como gostaria de voltar aos tempos em que a vida era simples, embora muito difícil, mas tal como hoje a gente sonhava, com o Domingo de Ramos e com a Pascoa, que era, o tempo dos folares e de festas, depois de do Inverno em que mal podíamos sair.

Desejo a todos um bom Domingo de Ramos na Paz de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten + twelve =