A pia baptismal

 

 

Quem não a conhece? Lá estava ela do lado esquerdo logo a entrada, sempre rodeada de mulheres, que ali se juntavam, para ouvir a missa e ao mesmo tempo trocar um pouco de conversa.

O baptismo é um sacramento, que se realiza desde tempos imemoriais, seja inverno ou verão lá esta ela a espera com sua água benta, a velhinha pia que agora mudou de ares.

Numa reforma que houve na Igreja, ela foi levada para um lugar mais nobre, e elegante, que para a sua velhice, já deve ser um pouco difícil de aceitar, mas temos que concordar que ela esta mais linda nesse lugar, junto ao altar de Santo António.

A sua construção deve ser muito antiga, penso que já devia ter pertencido a primitiva Igreja que datava do século XVI , porque é muito rústica e de pouca elegância no que toca aos seus detalhes, mesmo assim vale apena ver e meditar um pouco nela onde quase todos passamos.

Com o seu novo lugar até parece mais linda, só a tampa, a deixa envergonhada, mas que fazer? Se o senhor Padre Virgílio acha que não se deve mudar ou arrumar, diz que esta muito bem assim. Bastava uma pequena arrumadela, e uma pintura que fosse de acordo com a pia e tudo seria mais lindo.

Quem gosta do que é nosso, tem direito a sua opinião e eu tenho a minha, e você com certeza que terá a sua, só espero que seja sempre velado o interesse de todos, porque a Igreja è de todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fifteen − ten =