A deladeira,erva venenosa…..

Quem não a conhece? Linda, e atraente, com suas campainhas rosadas, o povo lhe chama estouro-tes.

Conhecida cientificamente por Digitalis purpúrea, toda a planta é tóxica, dela é extraída a digitalina, que paralisa o coração , três folhas são uma dose mortal.

É letalmente tóxica, extremamente venenosa, pode causar paralisia e morte súbita. Não pode ser usada em chás, só em medicamentos e mesmo esses sob supervisão médica.

Indicações, cardiopatia vascular, em falhas cardíacas, para diminuir a pulsação regulariza a actividade cardíaca ou insuficiência assim como em casos de hipertrofia cardíaca.

A deladeira vem do alemão (roter finguerhut), dedal vermelho, pelo formato de suas flores. É uma erva lenhosa, e muito venenosa

Nativa da Europa.

Pode ser cultivada, como erva ornamental, havendo várias variedades, de flores rosáceas ou brancas. Na nossa terra, abunda na Primavera e diz o ditado que terra que de deladeira não é terra boa, o trigo nunca se dará ai.

É desta planta que se extrai, um importante medicamento chamado de digitalina, que é usado em doenças cardíacas, como a arritmia cardíaca ou insuficiência cardíaca.

A mim sempre me fascinei esta planta, as suas flores parecendo campainhas, com sua cor rosácea, e que servia de distracção e desafia entre os miúdos para ver qual era o que conseguia o maior estalo, colocando a flor de encima da mão e batendo com a outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

16 − seven =