Está em... Home Cultura As repolgas
ponte-remondes.jpg

As repolgas

As repolgas

Em tempos que já lá

vão, o povo só apanhava as repolgas que nasciam nos troncos e raízes dos almos, a que chamavam roclos.

As repolgas fazem parte da família pleurotus, que são comuns tanto nos olmos, como nos sobreiros, choupos e carvalhos, todas comestíveis de um saber muito bom, do melhor que existe na nossa terra.

Sempre ouve repolgas de sobreiro, só     que o povo tinha muito receio por isso não arriscava, só comiam as dos olmos.

No fim do verão, depois das chuvas, quem nunca viu aquelas repolgas que crescem elegantemente nos sobreiros, toda a gente viu, mas poucos sabiam que eram comestíveis é muito normal vê-las por vezes bem encima dos sobreiros, elegantes lindas a que o povo chama línguas de vaca, devido a semelhança, com a língua deste animal.

Todos as conheciam, mas poucos sabiam que eram comestíveis, e deliciosas, e hoje na nossa terra são muito procuradas desde que eu as mostrei ,e disse que eram boas para comer, antigamente ficavam nos sobreiros secas mas hoje será difícil, devido a sua procura.

Não são muitas, e podem procorar-se, em muitos sobreiros e se ver uma, por isso quem sabe onde elas estão guarda o segredo para si, aqui em Remondes havia algumas faqmilias que sempre as comeram, mas nunca disseram nada a ninguém.

O senhor José Manuel Gonçalves, conhecido por José cera , sempre as comeu e secava algumas quando eram muitas a fim de as comer em alturas que não tinha, nunca falou aos vizinhos nem os filhas abriam a boca sobre isso não fosse o Cera perder o monopólio, havia outro que também comia estas repolgas o Francisco Ribeiro, que percorria a relva a procura delas, ou melhor do seu bife.

Em tempos difíceis, e na altura do rebusco da castanha, um miúdo que já as conhecia apanhou um cacho de repolgas e gritando para os outros miúdos, gritou, apanhei o bife, e correndo foi embora para casa, por aqui se vê o valor que eles davam a estes pleurotus.

Existem também repolgas nos troncos das oliveiras mas estas não são comestíveis, sendo muito venenosas, a sua cor mais escura é um sinal de perigos.

Agora o que é preciso é saber prepara-las que são uma delicia bom apetite.

 

 

 

 

Visitantes do Site

Temos 6 visitantes e 0 membros em linha

 

remondes-videos